O Fundador

Yokaanam Oceano de Sá, mais conhecido no mundo inteiro e, particularmente, nas Américas pelo nome espiritual-esotérico de Mestre Yokaanam :., ou Ven:. Grão:. Mestre:. do primeiro Santuário Essênio do Brasil e das Américas e Chefe Espiritual da Fraternidade:. Eclética:. Espiritualista:. Universal:., nasceu na cidade de Maceió, Estado de Alagoas, no dia 23 de Fevereiro de 1911, filho de Joaquim Correa de Sá, falecido no Rio de Janeiro em Março de 1935, e de Bárbara de Sá, que teve 14 filhos e faleceu em Março de 1915, deixando portanto seu filho caçula com apenas 4 anos de idade. Oceano de Sá, ficou entregue à sua Mãe Preta, de nome Maria Pastora da Soledade, que passou a cuidar dele com carinho e abnegação de uma autêntica mãe.
Com apenas 13 anos de idade, Oceano sentiu florescer suas faculdades mediúnicas, apresentando-se de diversas formas. Em 1934, iniciou ele suas atividades filosóficas, passando por várias escolas religiosas, inclusive militando por diversos núcleos espiritualistas, espíritas e hermetistas no Rio, e em São Paulo, Recife, Salvador, Belém, Porto Alegre e em alguns países estrangeiros. Com tal experiência, idealizou e passou a pregar uma Doutrina que pretendia ver unificadas as Escolas Religiosas Nobres existentes no mundo, que, contrariando todos os melhores ensinamentos nelas inseridos, viviam estranhamente em permanente litígio.
Surgia assim a Doutrina Eclética , a princípio julgada como loucura porque ninguém imaginava haver possibilidade de efetivo armistício entre as facções religiosas. E essa Doutrina falava ainda sobre a necessidade de ser revivido o Cristianismo primitivo e adotado seus ensinamentos fundamentais não apenas teoricamente, mas principalmente por meio de exemplos edificantes.
Já então , Oceano de Sá era conhecido pelo nome espiritual de Yokaanam :. , inclusive porque havia sido Chefe Espiritual (Venerável) da Instituição Hermética “Ordem Mística da Regeneração”, cargo ao qual havia renunciado desde o ano de 1942, para seguir atuando com seu grupo inicial de discípulos ecléticos e volantes .
Em 1930, fundou o primeiro jornal – A Centelha – em Mato Grosso, como jornalista e Crítico de Letras e Artes. Foi fundador da “Casa do Jornalista” – o “Palácio de Vidro”, na Esplanada do Castelo, inaugurado pelo Presidente Vargas, e aí, tornou-se SÓCIO REMIDO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA, pela mão de Herbert Moses, já como escritor permanente e atuante na imprensa brasileira e estrangeira.
Foi professor de Latim; de Teologia Moral; de Teologia Canônica e Ascética; de Teologia Dogmática; de Liturgia – Santos Ritos e Velhos Testamentos; foi ORADOR-SACRO desde os 15 anos e não gostava de ler discursos!
Professor de Mediciana Espiritualista: e como pesquisador livre há 36 anos, defendeu TESE apresentada em castelhano e alemão, sobre todas as formas de NEOPLASIAS – (CANCER) - , em Assuncion, Buenos Aires, Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, em DRESDEN, onde demonstrou a eficácia de um SORO ANTICANCERÍGENO , no Laboratório do Prof. VON ÁRDENN.
Yokaanam:. foi instrutor de Vôo Cego, Aterrissagem e Decolagem CEGA em Aeroportos do mundo inteiro com visibilidade VERTICAL e HORIZONTAL ZERO, diplomado pela Academia de engenheiros de VÔO “BLINDFLUGSCHULE” de Dessauer – Alemanha.
Astrofísico, Filósofo, Crítico de Letras e Artes, poeta Retórico Dramático.
Yokaanam:., foi Maçon, Rosa+Cruz, Teósofo, e fundou como pioneiro, a DOUTRINA ECLÉTICA da UNIFICAÇÃO e Seleção de todas as Religiões e Escolas do Planeta.
Fundou o jornal “O NOSSO”, órgão oficial da Fraternidade:. Eclética:. Espiritualista:. Universal:..

 

Clique nas fotos para ampliá-las

Escreveu e publicou os seguintes livros:

•  “O Cristianismo Reúne, não Divide!”
•  “Evangelho de Umbanda”
•  “Manual do instrutor Eclético Universal”
•  “Yokaanam Fala à Posteridade”
•  “Princípios Fundamentais da Doutrina Eclética” – Opúsculo
•  “Roteiro Espiritual do Verdadeiro Cristão”
•  “Santa Cecília, - Sua Vida Heróica e seu Martírio, como Fiel ao Cristianismo dos Primeiros Dias” – Opúsculo
•  “ARTEMIDORO – o apóstolo – menino que a história esqueceu”
•  “Entre APUPOS e HOMENAGENS” – Seleções Ecléticas – 2 volumes
•  “A Vida de Jesus Ditada por ele Mesmo, - Comentada por Yokaanam”.
• “Onde Estamos e Para onde Vamos” – Advertências Apostólicas

Finalmente, propomos que todos os homens de bem leiam pelo menos a CAPA SIMBÓLICA – nas orelhas – de seu livro “Yokaanam Fala à Posteridade”, como documento à história das religiões e da filosofia; e terão todos a oportunidade de saber e também de constatar como vivia Yokaanam na sua Barraca, no Planalto Central de Goiás. – na Cidade Eclética – Fraternidade Universal, por ele fundada em 1956 e, por fim, como desejava ele terminar seus dias entre os homens... apenas um soldado do Sublime:. Arquiteto:. do Universo:.
Na Cidade Eclética, entre outras Religiões perfiladas encontra-se restaurando e reimplantado o “Santuário Essênio do Brasil nas Américas” como ressurgimento da PALAVRA PERDIDA do Santuário-Mater das Iniciações milenares das CAVERNAS do Mar Morto.
Terminou sua existência física no dia 21 de Abril de 1985, na Cidade de Anápolis – GO deixando sua marca indelével , como mensageiro do Cristo, através de seus exemplos de renúncia e abnegação, com o objetivo primordial da prática da caridade.